“A pedagogia não caminha, ela
faz caminhar!”
Quando falamos de pedagogia e sua aplicabilidade, estamos nos
referindo a todos os processos relativos à ensino-aprendizagem das tecnologias
que um determinado grupo elegeu como apropriadas para o seu sistema de produção.
Todos os processos de ensino-aprendizagem, bem como suas
metodologias tem como base a pedagogia, isto é, uma concepção de como se
consegue que as pessoas aprendam alguma coisa e, a partir daí, ampliem seus
conhecimentos.
Por sua vez, a pedagogia escolhida, se fundamenta na
epistemologia ou na teoria do conhecimento. As opções pedagógicas adotadas em
determinado contexto evidenciam as ideologias e objetivos daquele grupo.
Pedagogia da Transmissão
Este tipo de Pedagogia parte
da premissa que o aluno é uma “página em branco”, sem vivências anteriores,
onde o conhecimento escolar será escrito. Nela, o conhecimento e as idéias são
o ponto mais importantes da educação e todo saber que o aluno precisa adquirir
advém do professor e dos livros didáticos.
Tradicionalmente, a Pedagogia da
Transmissão se apóia na exposição oral do professor, embora possa ser
encontrada nos sofisticados multi meios tecnológicos usados na educação
moderna.
A Pedagogia da Transmissão não
está limitada nas situações da educação formal, podendo está presente em várias
situações de aprendizagem, sendo caracterizada pelo estilo autoritário e
vertical de transmissão, a falta de preocupação com o desenvolvimento
intelectual dos alunos e etc. não coincidindo com as aspirações de
desenvolvimento baseado na transformação das estruturas, o crescimento das
pessoas e sua participação social plena.
transformação das estruturas, o
crescimento pleno das pessoas
Como conseqüências desta
pedagogia temos:
NÍVEL INDIVIDUAL
• elevada absorção de informação;
• hábito de tomar notas e
memorizar;
• passividade do aluno e falta de
atitude crítica;
• distância teoria e prática
• profundo “respeito” quanto às
fontes de informação;
• tendência ao racionalismo
radical;
• preferência pela especulação
teórica;
• falta de problematização da
realidade.
NÍVEL SOCIAL
• adoção inadequada de
informações científicas e
tecnológicas de países
desenvolvidos;
• adoção indiscriminada de
modelos de pensamento
elaborado em outras regiões (inadaptação
cultural);
• conformismo;
• individualismo e falta de
participação e cooperação;
• submissão à dominação e ao
colonialismo;
• falta de conhecimento da
própria realidade e,
consequentemente, imitação de
padrões intelectuais,
artísticos e institucionais
estrangeiros;
Acreditamos que já é do conhecimento de todos, ou pelo menos
dos profissionais da Educação, quais as conseqüências/desvantagens geradas pela
perpetuação dos modelos e sistemas de Ensino baseados no tradicionalismo
arcaico.
A Pedagogia da Transmissão priva o aluno do desenvolvimento
de capacidades e competências que, sem as quais, na atual conjectura
sócio-política mundial em que nos encontramos, mesmo que consiga completar as
várias etapas e níveis de sua escolarização, não alcançará uma efetiva
participação, ou seria melhor dizer: não ocupará seu verdadeiro lugar de cidadão
crítico, com capacidade e autonomia para filtrar e interpretar corretamente as
informações que são apresentadas, superar os problemas que a vida lhe impõe,
refletir sobre as suas ações e a dos outros, sendo capaz de indignar-se com as
injustiças que lhes são impostas e refletir/agir a respeito, criando
possibilidades para superar as situações adversas e não se deixar subjugar pela
massa opressora, que tem a Pedagogia da Transmissão como ferramenta de
consecução de seus interesses.


As interfaces online possuem as características favoráveis ao compartilhamento, colaboração e interatividade entre docentes e discentes. Portanto o uso das tecnologias potencializa a aprendizagem dos educandos nos cursos de ensino a distancia. Portanto a pedagogia da transmissão ficou obsoleta.
ResponderExcluirConcordo plenamente com o exposto!
ExcluirEntretanto, a Pedagogia da Transmissão ainda se faz presente em muitas escolas e salas de aula espalhadas pelo nosso País, e é contra este paradigma que temos que lutar.
Adorei Rafa, ficou muito bom!
ResponderExcluirConcordo em gênero, número e grau!
ResponderExcluirDepois podem compartilhar nosso vídeo no blog de vocês.
Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=m-JJzsx_PNw&feature=share
Beijos