terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


A EAD e a Pedagogia da Transmissão

A aprendizagem por meio da educação a distância é um grande desafio para alunos e professores, acostumados ao modelo clássico de ensino – da sala de aula presencial. Esses dois são distintos no que tange ao paradigma comunicacional dominante: Enquanto a sala de aula tradicional está vinculada ao molde unidirecional, que separa a emissão ativa da recepção passiva, a EAD está inserida na perspectiva da interatividade, entendida como uma colaboração de “todos para todos” e como um ‘faça você mesmo” operativo. Acostumado ao modelo de transmissão de conhecimentos prontos, o professor muitas vezes se sente pouco à vontade no ambiente virtual, onde os aprendizes podem ser co-autores da comunicação e da aprendizagem.

 
A Pedagogia da Transmissão hoje

Atualmente, ainda prevalece o modelo tradicional de educação baseado na transmissão de conhecimentos para memorização. Paulo Freire, o maior educador brasileiro criticou intensamente esse modelo educacional. Ele dizia: “A educação autentica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com b.”
Embora haja resistência a mudanças no modelo educacional, podemos perceber algumas iniciativas neste sentido. Os educadores tem se preocupado em participar de cursos e treinamentos, buscando assumir posturas facilitadoras para o andamento de seus trabalhos.
Tentam, com isto, proporcionar melhores condições para troca de experiências, esclarecimentos de dúvidas, estimulando uma participação efetiva de todos no processo de ensino-aprendizagem.

 Reflexão

Quando usamos a Pedagogia da Transmissão, seja através das aulas tradicionais ou utilizando recursos da modernidade, fazemos com que a experiência fundamental dos participantes seja apenas “receber” o que lhes é oferecido, correndo o risco de se obter, como conseqüência, profissionais que passem a valorizar demais e a ter um “profundo respeito” às fontes de informação em detrimento da própria criatividade, e por isso mesmo com características mais conformistas, individualistas, pouco participativos e pouco cooperadores.
A reflexão sobre este fato leva-nos a pensar que apenas a transmissão de idéias e do passo a passo de uma técnica poderão trazer resultados pouco satisfatórios.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário