quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014


“A pedagogia não caminha, ela faz caminhar!”

Quando falamos de pedagogia e sua aplicabilidade, estamos nos referindo a todos os processos relativos à ensino-aprendizagem das tecnologias que um determinado grupo elegeu como apropriadas para o seu sistema de produção.
Todos os processos de ensino-aprendizagem, bem como suas metodologias tem como base a pedagogia, isto é, uma concepção de como se consegue que as pessoas aprendam alguma coisa e, a partir daí, ampliem seus conhecimentos.
Por sua vez, a pedagogia escolhida, se fundamenta na epistemologia ou na teoria do conhecimento. As opções pedagógicas adotadas em determinado contexto evidenciam as ideologias e objetivos daquele grupo.

Pedagogia da Transmissão


 Este tipo de Pedagogia parte da premissa que o aluno é uma “página em branco”, sem vivências anteriores, onde o conhecimento escolar será escrito. Nela, o conhecimento e as idéias são o ponto mais importantes da educação e todo saber que o aluno precisa adquirir advém do professor e dos livros didáticos.
Tradicionalmente, a Pedagogia da Transmissão se apóia na exposição oral do professor, embora possa ser encontrada nos sofisticados multi meios tecnológicos usados na educação moderna.
A Pedagogia da Transmissão não está limitada nas situações da educação formal, podendo está presente em várias situações de aprendizagem, sendo caracterizada pelo estilo autoritário e vertical de transmissão, a falta de preocupação com o desenvolvimento intelectual dos alunos e etc. não coincidindo com as aspirações de desenvolvimento baseado na transformação das estruturas, o crescimento das pessoas e sua participação social plena.
transformação das estruturas, o crescimento pleno das pessoas
Como conseqüências desta pedagogia temos:

NÍVEL INDIVIDUAL
• elevada absorção de informação;
• hábito de tomar notas e memorizar;
• passividade do aluno e falta de atitude crítica;
• distância teoria e prática
• profundo “respeito” quanto às fontes de informação;
• tendência ao racionalismo radical;
• preferência pela especulação teórica;
• falta de problematização da realidade.

NÍVEL SOCIAL
• adoção inadequada de informações científicas e
tecnológicas de países desenvolvidos;
• adoção indiscriminada de modelos de pensamento
elaborado em outras regiões (inadaptação cultural);
• conformismo;
• individualismo e falta de participação e cooperação;
• submissão à dominação e ao colonialismo;
• falta de conhecimento da própria realidade e,
consequentemente, imitação de padrões intelectuais,
artísticos e institucionais estrangeiros;
• manutenção da divisão de classes sociais (“status quo”).


Acreditamos que já é do conhecimento de todos, ou pelo menos dos profissionais da Educação, quais as conseqüências/desvantagens geradas pela perpetuação dos modelos e sistemas de Ensino baseados no tradicionalismo arcaico.
A Pedagogia da Transmissão priva o aluno do desenvolvimento de capacidades e competências que, sem as quais, na atual conjectura sócio-política mundial em que nos encontramos, mesmo que consiga completar as várias etapas e níveis de sua escolarização, não alcançará uma efetiva participação, ou seria melhor dizer: não ocupará seu verdadeiro lugar de cidadão crítico, com capacidade e autonomia para filtrar e interpretar corretamente as informações que são apresentadas, superar os problemas que a vida lhe impõe, refletir sobre as suas ações e a dos outros, sendo capaz de indignar-se com as injustiças que lhes são impostas e refletir/agir a respeito, criando possibilidades para superar as situações adversas e não se deixar subjugar pela massa opressora, que tem a Pedagogia da Transmissão como ferramenta de consecução de seus interesses.

4 comentários:

  1. As interfaces online possuem as características favoráveis ao compartilhamento, colaboração e interatividade entre docentes e discentes. Portanto o uso das tecnologias potencializa a aprendizagem dos educandos nos cursos de ensino a distancia. Portanto a pedagogia da transmissão ficou obsoleta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com o exposto!
      Entretanto, a Pedagogia da Transmissão ainda se faz presente em muitas escolas e salas de aula espalhadas pelo nosso País, e é contra este paradigma que temos que lutar.

      Excluir
  2. Concordo em gênero, número e grau!
    Depois podem compartilhar nosso vídeo no blog de vocês.
    Segue o link: http://www.youtube.com/watch?v=m-JJzsx_PNw&feature=share
    Beijos

    ResponderExcluir